Viradouro continua no Grupo de Acesso do Carnaval do Rio

A agremiação ficou em segundo lugar, seguida por Estácio de Sá e Cubango. Duas escolas caíram para o Grupo de Acesso B em 2012, a Caprichosos de Pilares e Alegria da Zona Sul

Niterói continuará sem representante no Grupo Especial do carnaval carioca no próximo ano. A Renascer de Jacarepaguá saiu campeã da apuração das notas do Grupo de Acesso A e ocupará a vaga tão disputada pela Viradouro e Cubango, que ficaram, respectivamente, com a segunda e quarta colocações.
Em comum às representantes niteroienses, a insatisfação com as notas dadas pelos jurados. Neste quesito, a Cubango foi mais enfática.
“Não admitimos as notas recebidas, principalmente em alegorias e fantasias. O que mais chama a atenção é a enorme diferença entre as notas, é uma grande falta de equilíbrio, um desparate”, disse o presidente da escola Olivier Pelé, que alfinetou: “Enquanto houver na direção da Lesga (Liga das escolas de samba do Grupo de Acesso) presidente de escola de samba, este tipo de coisa continuará acontecendo”.
O presidente da Renascer de Jacarepaguá, escola campeã, é também vice-presidente da Lesga.
A Viradouro, apesar do descontentamento visível, preferiu pôr panos quentes na discussão.
“Mesmo perdendo o carnaval 2011, a comunidade pode se orgulhar pelo ótimo desfile que a Viradouro fez. O título não veio porque outra escola foi melhor”, disse o presidente Gusttavo Clarão.
Segundo Clarão, uma série de fatores podem ter contribuído para que a escola não conseguisse retornar ao Grupo Especial, uma delas foi a intensa chuva que caiu durante o desfile da escola.
Para a rainha da bateria, Patrícia Costa, a vitória escapou por pouco.
“A diferença foi pequena e vamos continuar lutando pelo título. Mesmo tendo nos surpreendido com o resultado, eu peço que a comunidade niteroiense não desanime e continue lutando para que 2012 seja o ano da vitória”.

Campeã –
A chuva que prejudicou a Viradouro foi também a redenção da Renascer. Com o enredo “As águas de março”, desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira, a escola fez um desfile empolgante, apesar da chuva forte e de uma série de falhas no sistema de som do Sambódromo.
O enredo falava sobre o Circuito das Águas, que envolvem oito cidades da Serra da Mantiqueira. Ao contrário do que acontece com outras escolas, a Renascer não recebeu patrocínio para levar o tema para a Sapucaí.
O presidente da escola, Antônio Carlos Salomão, comemorou a vitória e a dedicou ao filho.
“A escola tem 19 anos e eu estou há nove anos no comando. Desde então, nós estamos fazendo um trabalho de superação a cada ano e isso tudo se deve a um compromisso muito forte de uma equipe que está unida com o objetivo de ser campeã entre as campeãs. Eu dedico esta vitória ao meu falecido filho, que morreu em 2008 e que antes de partir me pediu que levasse a escola para o Grupo Especial. Agora conseguimos atender o pedido dele”.

Viradouro é vice e Cubango é a quarta
O clima era de decepção nas quadras da Unidos do Viradouro e da Acadêmicos do Cubango. As escolas ficaram com o segundo e o quarto lugar, respectivamente, no Grupo de Acesso A. A Renascer de Jacarepaguá ficou com o título e desfila no ano que vem no Grupo Especial.
O mestre de bateria da vermelho e branca de Niterói, Pablo Gabriel dos Santos, acreditava na vitória.
“Respeitamos a vitória da Renascer, mas merecíamos ganhar. Cabeça de jurado é sempre uma caixinha de surpresa. Perdemos a batalha, mas não a guerra. Vamos continuar tentando para voltar à elite do carnaval carioca”, comentou o mestre de bateria que ganhou cinco notas 10 dos jurados.
“Perdemos de cabeça erguida”, afirma Milton Trindade, membro da comissão de harmonia da Viradouro.
Na Cubango a frustração era ainda maior. Com sua quadra lotada, com quase 2 mil pessoas, a torcida era por um primeiro lugar.
“Viemos coesa, bonita e sem nenhuma irregularidade. Difícil engolir esse resultado”, reclamou Emílson Pereira, vice-presidente social da agremiação.
Já o presidente Olivier Luciano, o Pelé, estava mais resignado.
“Vamos rever o que os jurados viram de errado em nosso desfile para melhorarmos no próximo ano”, afirmou.
O conselheiro Nilson Bastos, que faz 80 anos no próximo dia 20, esperava o título como presente de aniversário.
“Ganhei foi um presente de grego dos jurados”, ressaltou.
Como não houve transmissão da apuração pela TV nem pela rádio, o clima foi ainda mais tenso com as informações desencontradas que chegavam durante a abertura dos envelopes. O celular era o único meio de comunicação.

Confira a classificação do Grupo A:
1 - Renascer de Jacarepaguá: 299,9 pontos
2 - Viradouro: 299 pontos
3 - Estácio de Sá: 298,7 pontos
4 - Cubango: 298,2 pontos
5 - Santa Cruz: 297,7 pontos
6 - Império Serrano: 297,3 pontos
7 - Império da Tijuca: 297.2 pontos
8 - Inocentes de Belford Roxo - 297,1 pontos
9 - Rocinha: 297, 1 pontos
10 - Caprichosos: 293, 9 pontos
11 - Alegria da Zona Sul: 291,8 pontos

Nenhum comentário:

Postar um comentário